Psidium cattleianum Sabine (Myrtaceae) é uma arvoreta frutífera nativa das áreas chuvosas da Floresta Atlântica no Brasil, que ocorre em sítios úmidos e bem iluminados, geralmente como as capoeiras e florestas secundárias, onde ocorreu a interferência do ser humano. Ocorre com maior freqüência em margens de estradas e cursos d´água, margens de florestas e em campos arbustivos. Suas maiores populações se encontram em formações vegetais próximas à faixa litorânea, Costa Atlântica da América do Sul.
Em face de sua plasticidade ecológica, seus agradáveis frutos e sua beleza arquitetônica, foi introduzido em vários países como ornamental e frutífera. Deste modo tornou-se uma planta invasora mundial que causa impacto sobre diversos ecossistemas e habitats. O Arquipélago do Havaí é uma de suas maiores vitimas ambiental. Há autores que admitem que o gênero encontra-se em fase de “especiação”.
Área de origem
Acredita-se que a origem do araçazeiro se deu entre os estados do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul no Brasil. Esta hipótese deve ser testada e comprovada por estudos genéticos adequados. Em face de sua plasticidade e do efeito antrópico o araçazeiro está disperso em boa parte do Brasil meridional.
Distribuição mundial
O araçazeiro está presente em todos os continentes em áreas subtropicais, menos nas regiões frias do globo terrestre. Há registros de sua em mais de 30 países.

Veja o mapa
da distribuição mundial do Araçá.