Os trabalhos de pesquisas sobre o araçazeiro é uma cooperação resultante de acordo internacional entre a Universidade do Havaí em Manoa e a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, cuja execução está cargo da Universidade Federal do Paraná, com o apoio científico do Setor de Ciências Agrárias e Ciências Biológicas.
A cooperação com a Universidade do Havaí em Manoa, iniciada em 1990, fundamentou-se no Programa de Cooperação Brasil - Estados Unidos denominado de “Blue Ribbon/CNPq”. O Projeto Araçá foi pioneiro na prospecção e nos estudos sobre o araçazeiro na Universidade Federal do Paraná. A Universidade Federal de Viçosa também participou no início dos trabalhos de prospecção dos insetos associados ao araçazeiro.
Uma dezena de insetos candidatos foi selecionada dentre de mais de uma centena de espécies, as quais, na maioria absoluta, são generalistas (polífagos) incluindo uma espécie praga florestal no Brasil. A sua problemática contribuiu para a formação e treinamento de recurso humano em Curitiba. Dissertações de mestrado (seis) e teses de doutorado (cinco) foram conduzidas com sucesso nos cursos de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ciências Biológicas (Entomologia e Botânica).
O prosseguimento das atividades de pesquisas e de estudos complementares encontra-se pendente face ao afastamento do líder na Universidade do Havaí. Os motivos são sua aposentadoria e a não indicação de sucessor.